18.10.05

Outubro

Mês tradicionalmente dedicado às crianças brasileiras, resta saber quais.

Há muito tempo as crianças não recebem o tratamento que deveriam ter. Muitas começam a trabalhar antes mesmo de largar a chupeta, são vítimas de maus-tratos, exploração sexual, passam fome, não recebem educação e atendimento médico de qualidade... Enfim, sobre-vivem.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criado com o intuito de protegê-las, mas surtiu poucas melhoras porque o Governo e a própria sociedade acharam que somente imprimir os artigos do ECA já surtiria efeito. Quanta inocência!

O ECA apenas mostra como tratar as crianças, mas é preciso toda uma infra-estrutura como escolas, pronto-socorros, quadras e principalmente profissionais qualificados para por estes preceitos em prática, infra-estrutura esta que inexiste.

Outro erro grave está no tratamento dispensado aos menores infratores. Estes deveriam passar por acompanhamento psicológico e social intensos, mas ao invés disso são encaminhados para unidades prisionais da FEBEM, também conhecidas como Faculdades do Crime. Entram crianças, saem delinqüentes.

É assim que o Brasil trata seu futuro, depois não adianta reclamar que continua tudo igual. Nesse mês e em todos os outros (afinal todo dia é dia da criança), população e poder público devem se unir em prol dos menores, se não este país será cada vez menor.

Nenhum comentário: