18.10.05

Meio Termo Social

Nascer, crescer, morrer.A ordem natural da vida anda meio diferente. Consumir, nascer, consumir, crescer, consumir, morrer. A maioria dos problemas do mundo (para os mais pessimistas, todos) estão ligados diretamente com o alastramento e as proporções tomadas pelo capitalismo.

A busca incessante pelo lucro, que acompanhou o crescimento evolutivo do homem, tem estado mais em alta nos últimos tempos do que em qualquer outra época. O modo de produção vem aumentando drasticamente, e entrou em um estágio de necessidade social fora do comum. Não é mais viabilizado um mundo moderno sem o dinheiro e os seus possíveis benefícios. E as tentativas esquerdistas, outrora soluções, ou acabaram ou aderiram ao right way.

O real problema do capitalismo é a sua noção de um agora. Isso faz com que todas as atitudes sejam voltadas para o que se ganha, não importando o que acontecerá com o planeta daqui a alguns anos, nem com quem passa fome ou muito menos com quem não se beneficia com os seus ouros.

Fugir do sistema? Impossível, já que a maioria das relações tidas no decorrer da vida são ou serão comungadas com ele. Negá-lo? Improvável, o máximo que se chega com isso é a uma vida de miséria. A única solução plausível parece ser a consciência dos fatos, para poder discernir o certo do errado e sobreviver sob as asas do capital.

Nenhum comentário: