19.8.09

Acordar Histórico

Após longo período de hibernação, intercalado por tentativas de reação, O Rodapé ressurge light, mas com novo projeto pretensioso. Vamos nos dedicar ao estudo da História de nossa região.

Infelizmente, a real História do Cariri Cearense é mantida no anonimato, guardada por pequenos heróis da resistência, cada vez mais raros. A bibliografia é rara, esparsa e pouco divulgada. Mas nós, iremos procurar nos empenhar o máximo nos próximos meses a trazer à tona muitos dos fatos que foram decisivos no desenvolvimento desse taco de terra tão amado.

Nossa história é marcada por fatos, muitos deles heróicos, como foi a proclamação da República Brasileira em 1817. Muitos outros foram vergonhosos, como o etnocídio aos Karirys. Mas cada um desses fatos construíram quem somos e devem ser relatados. Motivos de orgulho para gritarmos ao mundo “eu sou cearense, do Cariri”, ou lições para não repetirmos os erros de nossos antepassados.

Não por acaso somos um Juazeirense e um Cratense, legítimos Caririzeiros. Não adianta fazer falsas promessas, seremos parciais, como é a história. Mas tomamos cuidados pra manter o equilíbrio. Seremos fiéis aos dados que conseguirmos, mas sempre que pudermos, haverá nossos comentários, quem sabe ressurja até aquela veia cômico-irônica que era tão presente em 2005.

Não será seguido um roteiro fixo no tempo. Infelizmente não temos tempo e logística suficiente para tal. Mas, quem sabe, e este é o nosso desejo, a idéia prospere, e possamos publicar tais artigos em formatos mais audaciosos.

Precisamos, contudo, da ajuda de cada um de vocês, leitores. Critiquem, elogiem, deem sugestões de temas, ou digam pelo menos que leram, pois isso nos motivará a escrever mais e melhor.

Micael François
Willian II

Nenhum comentário: