25.7.08

Papo Aberto – Expocrato

Em uma época de inovações tecnológicas, “O Rodapé” decide inovar na maneira de escrever. Mensalmente será publicada a seção “Papo Aberto” que será fruto de debates entre os redatores e leitores sobre determinado tema discutido em nossa comunidade no Orkut.
Para inaugurar o “Papo Aberto” o tema escolhido foi Expocrato. A análise se deu em três pontos distintos: feira agropecuária; festa; e cultura. Depois de acalorados debates, chegou-se ao seguinte resultado:
A feira agropecuária vem se consolidando como uma das maiores do Nordeste, aumentando seus lucros a cada nova edição. Esse ano, por exemplo, foi realizada a venda de um bode por R$ 400,00 mil!
Quanto à festa, houve um consenso de que deveriam existir mais atrações de renome nacional. Houve também a sugestão de uma atração espiritual, visto que Tom Jobim foi citado... No entanto, o público presente comprova que mesmo com poucas atrações de impacto a festa é um sucesso. Em 2008, o público recorde foi de 32 mil pagantes, no encerramento da exposição, tendo Zezé di Camargo & Luciano como atração principal.
Por fim, a cultura. Grupos folclóricos como Zabumbeiros Cariri e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto ficaram restritas a apresentações em estandes, distanciando-os do grande público. Turistas que vêm ao Cariri acabam não tendo a oportunidade de conhecer a rica cultura local.
Em determinado momento questionou-se a importância do debate sobre a Expocrato, visto que isso em nada contribuía para acabar com as guerras e a fome no mundo. No entanto, restou provado que a exposição gera renda para diversos segmentos da sociedade, o que de certa forma ajuda a combater a fome. Além do mais, festas evitam guerras!
Para ver todos os comentários que ajudaram a compor essa seção, visite nossa comunidade no Orkut.

Nenhum comentário: