9.6.09

A Copa do Mundo é Nossa


Em 2014, após sessenta e quatro anos, o Brasil volta a sediar a Copa do Mundo de futebol, o maior evento do gênero e o segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas. Os brasileiros, apaixonados por futebol, festejaram o anúncio, entretanto, como não poderia deixar de acontecer, surgiram críticas de que tudo não passa da velha tática populista panis et circensis (pão e circo), e que tal evento só servirá para despediçar dinheiro público. Afinal, a Copa será boa ou ruim para o Brasil?

Em primeiro lugar, cabe destacar que se os políticos brasileiros demonstrassem em outras áreas como saúde e educação, o mesmo empenho empreendido para realizar a Copa do Mundo, o Brasil teria indicadores socio-econômicos bem melhores do que os atuais. No entanto, isso não é motivo para reprovar a realização da Copa do Mundo, pelo contrário, o evento trará grandes benefícios para o país.

A Fédération Internationale de Football Association (FIFA), exige, além de estádios modernos, boas condições de transporte, comunicação e hospedagem. Este último não será problema uma vez que o país possui excelentes hotéis. Quanto aos setores de transporte e comunicações, serão necessários vários investimentos. É verdade que tais melhorias serão feitas para a Copa do Mundo, mas é de se ressaltar que o torneio dura apenas um mês, enquanto a infra-estrutura montada permanecerá, beneficiando, assim, a população. Outro fator importante será o incremento no turismo. Cidadãos de todas as partes do planeta virão ao Brasil para acompanhar os jogos, aquecendo a economia do país.

Quanto aos estádios, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deixou claro desde o início dos preparativos que os investimentos devem ser prioritariamente da iniciativa privada. De fato, nos doze projetos escolhidos, os recursos serão em sua maioria privados.

Dessa maneira, não resta dúvida de que a realização da Copa do Mundo no Brasil, a exemplo do que ocorreu em 1950, trará inúmeros benefícios para o país. Resta aos brasileiros fiscalizar os governantes para que não cometam estripulias e torcer para que não ocorra outro "maracanaço". Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção!

Nenhum comentário: