26.3.09

Padre Cícero: Patriarca de Juazeiro



No último dia 24, a cidade de Juazeiro do Norte comemorou o aniversário de seu fundador, Cícero Romão Batista. Durante sua vida eclesiástica e política, Padre Cícero despertou diferentes opiniões, para uns era santo e filantropo, para outros charlatão e coronel de batina.

Na época, ao analisar a transmutação da hóstia em sangue, os médicos Marcos Rodrigues Madeira e Ildefonso Correia Lima atestaram que "facto da ordem dos observados não podem ser explicados pelo jogo natural dos agentes naturaes". Entretanto, o Bispo Dom Joaquim suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero baseado no relatório do Monsenhor Alexandrino de Alencar que disse ser uma farsa.

Milagre ou não, o fato é que Padre Cícero foi o principal responsável pela fundação de Juazeiro e pelo seu desenvolvimento vertiginoso (em apenas 97 anos, Juazeiro se tornou maior e mais importante do que a vizinha Crato que conta com 244 anos). Ainda hoje o sacerdote contribui para o desenvolvimento da cidade, visto que milhões de romeiros aqui desembarcam todos os anos.

Papel

Nenhum comentário: