1.10.08

Papo Aberto - Zeitgeist

Os debates do mês de setembro foram sobre o documentário "Zeitgeist". A obra fala sobre a influência da religião e do dinheiro, mostrando o quanto a história e a sociedade são manipuladas.

Quanto ao aspecto religioso, alguns debatedores concordaram com o documentário ao afirmar que as religiões criam um estilo de vida e impõem sua prática aos seus fiéis, não permitindo que estes sejam totalmente livres. Por outro lado, foi alegado que a religião, como qualquer outra filosofia, somente é prejudicial quando praticado com fanatismo.

Em relação à sociedade em si, esta foi apontada como egoísta e que enfrenta atualmente uma crise de valores. Foi suscitado, então, se a humanidade está fadada a entrar em colapso ou se futuramente haverá um equilíbio de valores. Entretanto como definir tais valores? A única definição foi que seriam um comportamento complexo resultado de todas as manifestações que podem levar a sociedade a uma perfeição ou auto-destruição.

Por fim, foi posto que a finalidade do ser humano é ser feliz, sendo todo o resto consequência dessa felicidade. A humanidade passa por uma crise de identidade, mas cabe a cada indivíduo fazer sua parte para melhorá-la.

2 comentários:

Unknown disse...

Se a finalidade do ser humano é ser feliz, entendam isso como felicidade egoísta. Por mais que beneficie um grupo, sempre a felicidade de um é um reflexo da tristeza do outro (CAOS).

Chakra disse...

ravnos entre em contato conosco que nós disctiremos isso com vc ^^