5.11.08

Humanos e espaços

Nas fazendas e sítios, os galos são mantidos em galhinheiros isolados, sem algum acompanhante da mesma espécie. O motivo disso é que, se colocado dois ou mais no mesmo espaço fechado, eles começariam a brigar pelo território.
Com os seres humanos não parece ser muito diferente, seu instinto animal vem à tona quando se sentem pressionados num espaço que vai diminuindo, enquanto a população vai aumentando. Daí surgem hierarquias, dominantes e dominados, consequentemente a desigualdade social, e quem saem perdendo são os mais fracos, ou mais pobres no sentido capitalista, e eles não pretendem ficar passivos, eles querem suas partes de território.
Território esse não só geográfico, mas também social, porque nesse sistema, a luta pelo status ganha espaço para quem quer participar de uma sociedade homogênea. Quando alguém não consegue esse status, aparecem as margens do sistema, os erros de organização, a quebra da regra geral, para alcançar o tão sonhado espaço que, teoricamente, todos deveriam ter.
Todos esses fatores estão presentes nas megalópoles, já que são grandes centros de oportunidades, muitas pessoas visam essas cidades, e começam a migrar, ou de áreas rurais ou de cidades menores onde a esperança é menor. Fora isso, as taxas de natalidade das megalópoles, muitas vezes, são elevadíssimas, deixando a cidade superpopulosa, e fazendo com que a oferta seja menos que a demanda.
O problema dos galos já foi resolvido, mas com o ser humano a situação é mais delicada, se o problema está na organização ou na falta de incentivo, ele tem de ser remediado o mais breve possível, antes que mais gente sofra com a falta de espaço.



Musashi.

3 comentários:

Chakra disse...

Errata: linha 07--> Quem sai perdendo...

desculpe, eu não revisei ^^

Luiz Puera disse...

"O problema dos galos já foi resolvido, mas com o ser humano a situação é mais delicada"

e bota delicada nisso!
e se formos aprofundar a coisa, ainda tem mais lixo nisso tudo!

Chakra disse...

é verdade, é uma coisa que não dá pra resumi, mas toma ae um pontapé inicial.

valeu luiz!!