25.8.10

Política no Brasil é piada, e ponto final!


Um poeta popular disse certa vez que “do voto que a gente dá/ só se aproveita o que come”. Aí proibiram de dar comida aos eleitores. Parafraseando o poeta, minha geração infelizmente se acostumou com “o voto que a gente dá/ só se aproveita o que ri”. Deste modo, escrevo este texto para dizer: "Obrigado, senhor Tiririca".

O que foi? Sério! Não é piada não... Ou é? Acho que não. Agradeço mesmo ao “abestado”... Quer dizer, ao sr. candidato a Deputado Federal. Esse nordestino macho saiu do anonimato do Ceará para nos provar por A + B que política no Brasil é piada e ponto final.

Com toda a arrogância e sabedoria daqueles que podem mandar e o fazem, os tribunais eleitorais proibiram os humoristas de utilizar os candidatos como matéria-prima de seu irreverente ganha-pão. Como não sou humorista, tenho um pequeno espaço na internet e voto no Ceará, ouso agradecer publicamente a este conterrâneo, que de forma legítima, devolveu a graça (ao pé da letra), a essa eleições tão... Tão... Não acho o adjetivo certo e rezo para que ele não exista. Enfim, Tiririca faz piada e ninguém pode fazer nada contra ele. A campanha dele só me assusta em uma parte: “pior do que tá não fica”, acontece que com vinte e dois anos estou ficando careca... De saber que eles nunca cumprem as promessas.


Mas, tirando o pessimismo do ecologista chato que acha que o melhor lugar para lula é seu habitat natural, ou seja, o oceano, acho que estas eleições estão correndo do modo mais correto possível. É certo como o rio corre para o mar que o país do “jeitinho” merece um líder a sua altura, ou pelo menos com a ficha tão suja quanto. Ops...

Irônico como na campanha do “ficha limpa” muito provavelmente elegeremos alguém que se orgulha em ter empunhado armas, sequestrado e assaltado. Mas talvez eu tenha um retrovisor maior do que o para-brisa. É melhor eu me calar porque bem medido e bem pesado... Hoje estou muito reticente, mas para bom entendedor...

De manhã vi uma matéria de que a imprensa é censurada na Venezuela por um cara que é muito amigo do partido estrela no Brasil, que só não é de trabalhadores. Vi também que nossos hermanos argentinos também começam a viver um regime de silêncio imposto por uma mulher indicada pelo seu antecessor. Como as coincidências são muitas, quero escrever logo antes que... (Só por segurança), antes que eu passe num concurso e o trabalho não me deixe escrever mais nada...

Sim, lembrei. Eu estou aqui mesmo é para agradecer. Com slogans “agora eu quero jogar com você”, “minha luta agora é em Brasília”, “jovem vota em jovem”, “por isso eu, Mara Maravilha, peço voto pra meu marido”, “pro meu filho eu tiro o chapéu”, “ooooiiieeee gente” e “vote no abestado”, gostaria de parabenizar e agradecer a todos que conseguiram dar um jeitinho no entendimento do TSE e fazer valer o inciso IV do art. 5º de nossa constituição e trazer o humor para as eleições. Vedado só o anonimato.

Bem, meus amigos, agradeço também a vocês por terem chegado no fim deste texto. Independente de quem ganhe, peço que nossa cidadania não morra para ressuscitar daqui a dois anos. Por favor, não entreguemos o futuro de nosso país de mão beijada. Felicidades!

Willian II