26.3.09

Padre Cícero: Patriarca de Juazeiro



No último dia 24, a cidade de Juazeiro do Norte comemorou o aniversário de seu fundador, Cícero Romão Batista. Durante sua vida eclesiástica e política, Padre Cícero despertou diferentes opiniões, para uns era santo e filantropo, para outros charlatão e coronel de batina.

Na época, ao analisar a transmutação da hóstia em sangue, os médicos Marcos Rodrigues Madeira e Ildefonso Correia Lima atestaram que "facto da ordem dos observados não podem ser explicados pelo jogo natural dos agentes naturaes". Entretanto, o Bispo Dom Joaquim suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero baseado no relatório do Monsenhor Alexandrino de Alencar que disse ser uma farsa.

Milagre ou não, o fato é que Padre Cícero foi o principal responsável pela fundação de Juazeiro e pelo seu desenvolvimento vertiginoso (em apenas 97 anos, Juazeiro se tornou maior e mais importante do que a vizinha Crato que conta com 244 anos). Ainda hoje o sacerdote contribui para o desenvolvimento da cidade, visto que milhões de romeiros aqui desembarcam todos os anos.

Papel

17.3.09

Aborto em Recife

O recente caso de aborto feito em uma menina recifense de nove anos causou repercussão em parte considerável do planeta. A criança gestante foi vítima de estupro por parte de seu padrasto e estava grávida de gêmeos. Tal fato deve ser analisado em três pontos de vista distintos: jurídico, religioso e moral.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, não se pune o aborto praticado por médico quando não há outro meio de salvar a vida da gestante ou quando a gravidez é proveniente de estupro. Verificando-se um dos casos previstos em lei, o aborto é legal. Em Recife, além da violência sexual, a menina corria risco de morte se a gestação fosse adiante, portanto, os médicos e a família agiram amparados pela Justiça brasileira.

Indignado com o aborto realizado, o Arcebispo de Recife excomungou os envolvidos na operação e os familiares que com ela consentiram. Tal decisão se baseia nos dogmas da Igreja Católica que considera o aborto (pecado contra a vida), mais grave do que o estupro (pecado contra o semelhante).

Após os desdobramentos do fato, diversos jornais e institutos especializados de pesquisa realizaram enquetes no território nacional, sendo que em quase todas, o resultado apontou a população brasileira como favorável ao aborto. A moral é fruto do comportamento da sociedade. Os brasileiros, embora católicos em sua maioria, julgam o estupro como uma conduta mais violenta e repulsiva do que o aborto.

É de se ressaltar que se os médicos não tivessem agido rapidamente, provavelmente a gestante iria morrer, pois seu corpo não estava preparado para uma gravidez, ainda mais de gêmeos. Se o argumento da Igreja é a preservação da vida, a operação garantiu pelo menos uma.

Papel

7.3.09

Papo Aberto - Israel

Muitas opiniões, mas o mesmo raciocínio:

*Os judeus foram massacrados durante muito tempo por outros povos e hoje fazem o mesmo, massacram os palestinos;
*A criação do Estado de Israel foi um erro, pois incitou a rivalidade entre árabes e semitas;
*Os Estados Unidos patrocinam o massacre israelense;
*A ONU finge que não vê o que acontece na região;
*A única saída é a convivência harmônica das duas etnias no mesmo território.

Utopia? Esperamos que não...