31.1.09

Papo Aberto - Dr. Santana, Fim da Oligarquia?

Poucos leitores participaram desse debate, talvez porque a resposta somente virá com o tempo.

Do ponto de vista teórico, a eleição de Manoel Santana representa uma mudança, visto que pela primeira vez um partido de orientação esquerdista venceu a eleição majoritária em Juazeiro do Norte. Há de ressaltar, ainda, que historicamente o pleito local é polarizado pelos candidatos dos ex-governadores Tasso Jereissati e Adauto Bezerra, enquanto em 2008, Dr. Santana se elegeu sem o apoio deles.

No entanto, não se pode esquecer que o petista era o candidato do então Prefeito Raimundo Macêdo, e que este emplacou alguns nomes como secretários na administração atual.

Assim, só nos resta esperar, pois somente as ações de Manoel Santana é que dirão se a oligarquia de fato acabou.

30.1.09

O Caso Cesare Battisti

Recentemente, o Governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça, concedeu asilo político ao italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua por ter assassinado quatro pessoas na Itália. Tal decisão gerou a fúria do Governo italiano que chegou a retirar seu embaixador do território brasileiro (o que, em termos diplomáticos, é considerado como uma ofensa).

O Ministro da Justiça, Tarso Genro, alega que Cesare Battisti não teve direito a ampla defesa, que não consta se seu delator também foi punido e que o italiano pode estar sendo vítima de perseguição política. Em resposta, o Governo italiano apresentou provas dos quatro homicídios e afirmou que Battisti foi condenado em todas as instâncias da Justiça italiana, além de ter sua extradição concedida pelo Governo francês e confirmada por um Tribunal Europeu. Afirma, ainda, que o delator e ex-companheiro de Battisti está preso.

Diante desse imbróglio, quem está certo? Talvez os dois!

Em entrevista concedida essa semana à revista "IstoÉ", Battisti confessa ter participado do movimento paramilitar italiano, no entanto, nega os homicídios. Porém, existem provas conclusivas que ligam Battisti aos quatro crimes.

Entretanto, Tarso Genro, que é um jurista de renome, dificilmente concederia asilo político sem nenhum embasamento, visto que isso poderia gerar conflitos entre dois páises. O pedido de extradição é extremamente burocrático e, na ânsia de pôr as mãos em Battisti, talvez o Governo italiano não tenha cumprido todos os requisitos da Lei brasileira, deixando de anexar ao pedido todas as provas e cópias das sentenças.

Diante de tal circunstância, o Ministro Tarso Genro pode ter agido corretamente em nome de um dos princípios mais importantes do Direito Penal in dubio pro reu, ou seja, na dúvida, favoreça-se o réu.

Papel

4.1.09

Papo Aberto - Barack Hussein Obama

Sem dúvida esse foi o “Papo Aberto” mais tenso e acalorado até aqui. Em determinados momentos era possível ver faíscas entre um “scrap” e outro... Mas como dizíamos antigamente: o importante é polemizar!

Apesar de sua imensa popularidade no mundo inteiro, Barack Obama não anda com essa bola toda na comunidade do Rodapé. Apenas uma postagem dizia que ele significa o conserto da economia dos Estados Unidos. Todos os outros disseram que tudo não passa de “oba-oba” e que ele é simplesmente melhor que Bush (e quem não é?).

Outros pontos interessantes foram mencionados. Entre eles a importância da internet para a eleição de Obama. Nos Estados Unidos, onde o voto é facultativo, os jovens não costumam votar. Nesse pleito, a internet foi usada pelos dois lados para chegar aos jovens, resultado, foi a eleição com maior número de jovens nas urnas.

Foi dito ainda que a eleição de um negro não deixa de ser algo importante, pois em um país com um histórico tão racista, isso significa que os brancos estão mais tolerantes.

Curiosamente os ânimos se alteraram quando foi abordado o âmbito militar! De um lado aqueles que acreditam que Obama, por ser Democrata, será menos agressivo e tende a cumprir sua promessa de retirar as tropas do Iraque; De outro aqueles que acreditam que Republicanos e Democratas são absolutamente iguais e, portanto, vai ficar tudo do mesmo jeito.

Papo Aberto - O Que É Natal Para Você?

O debate começou com a crítica mais comum dessa época do ano (e talvez a que mais se adapta a ela): o natal é uma data consumista criada para alimentar o capitalismo. Entretanto, alguns debatedores analisaram esse artifício dos comerciantes como algo positivo, pois embora contra a vontade de muitos, o mundo vive em torno do capitalismo e o natal ajuda a manter o equilíbrio do mercado.

Em seguida foi dito que o natal é triste, pois simboliza a hipocrisia da sociedade que age de maneira egoísta durante todo o ano e no natal finge que tudo está bem.

Por outro lado, foi colocado que o natal, além de reunir hipócritas, também reúne famílias e amigos sinceros que aproveitam a data.

Houve consenso no que diz respeito ao lado religioso: este anda meio esquecido no natal. Papai Noel é mais lembrado do que Jesus Cristo. O seu nascimento que simboliza o início de uma nova era está restrito às celebrações da Missa do Galo.

Por fim, eis a transcrição do último tópico do debate:

EI GALERA FELIZ NATAL PARA TODOS.!!!
FELICIDADE E PAZ!!!!
VAMUS VIVER INTENSAMENTE, MAS COM A CABEÇA NO LUGAR.
VIVA JUAZEIRO..VIVA O CARIRI..VIVA TUDO QUE VEM DO SERTÃO.