20.5.09

Dossiê das Organizadas - Parte II

As torcidas organizadas se tornaram ambientes propícios para a infiltração de pessoas mal-intencionadas que buscam se esconder na multidão para praticar crimes e vandalismos. Em dias de jogos, são comuns depredações de veículos e pichações de prédios nos arredores de estádios.

Muitos membros de organizadas utilizam a paixão pelo clube como desculpa para brigar, não importando o resultado da partida, mas sim a humilhação da torcida adversária. Existem casos em que torcidas organizadas combinam previamente via internet o confronto entre os membros, duelos estes em que são usados paus, barras de ferro e até mesmo armas brancas e de fogo. Esse tipo de atitude ficou conhecido no país em, 2005 quando membros da Fúria Jovem do Botafogo combinaram pelo Orkut um confronto com a Torcida Uniformizada do Fortaleza, resultando na morte de dois "torcedores", sendo um de cada lado.

Para aumentar o poder destrutivo fora de seus estados de origem, as organizadas criam as chamadas alianças. Atualmente existem duas grandes alianças de torcidas organizadas no Brasil: "Dedo Pro Alto" e "Punho Cruzado", que por sinal são inimigas... Os nomes nada criativos são uma referência aos gestos usados para identificar os membros. Infelizmente muitos jogadores concorrem para o fortalecimento desses grupos fazendo esses gestos enquanto comemoram seus gols, conforme imagens acima onde Cristian faz o símbolo "Dedo Pro Alto" e Souza o "Punho Cruzado".

No Ceará, a "Dedo Pro Alto" é representada pela Cearamor. Existem outras alianças no estado, algumas delas inusitadas, por exemplo, Itajovem (Itapipoca), era aliada da Cearamor (Ceará), mas em 2007 aliou-se à Fúria Icasiana porque o Ceará se recusou a jogar em Itapipoca. Fúria Icasiana e Cearamor que antes eram inimigas, tornaram-se aliadas depois da aliança entre TUF (Fortaleza), e Guaraloucos/Jovens Leões do Mercado (Guarani de Juazeiro).

Um comentário:

Anônimo disse...

Ridículo!!!

Cada um torce pro seu time...

As alianças em São Paulo, Rio, Minas e Sul são barcos furados....

Não tem sentido...

Agora, no Nordeste ainda e píor!!!

Vocês torcem pros times aliados???

No Ceará, por exemplo, onde Ceará e Fortaleza sempre decidem o estadual, tem torcedor organizado de time menor que ainda torcem por eles???

É inacreditável!!!

Se rivalizar por que um time se recusou a jogar por aí, até compreendo, porém não concordo devido à ação de um diretor...

Pior ainda é se aliar à outra torcida rival deste time por isso...

Para!!!

Vão fazer trabalhos comunitários na sua cidade!!!!

Faz uma escolinha de futebol pra ajudar seu time...

Não fiquem gastando tempo e energia fortalecendo time dos outros!!!

Façam o seu time mais forte!!!